sexta-feira, 27 de maio de 2011

SENSIBILIZAÇÃO

Com os objetivos de inferir no aluno a importância da leitura, de despertar nele o desejo de ser escritor e de desenvolver sua criatividade e imaginação, foram lidos os livros a seguir nas primeiras aulas na sala de leitura, neste ano de 2011.


sexta-feira, 20 de maio de 2011

DEFINIÇÕES

NOÇÕES
= atribuição de significados ao texto
= estratégias facilitadoras da leitura
= informações declaradas no texto (explícitas) / leitura das linhas
= informações subentendidas no texto (implícitas) / leitura das entrelinhas
= participação do leitor (fundamental)
= confrontar informações obtidas na leitura com conhecimentos prévios (importante)

IMPORTÂNCIA
= leitura a todo momento (livro, revista, jornal, placa, bula, conta ...)
= fonte de aprendizagem
= fonte de informação
= fonte de lazer
= habilidade de escutar (sabedoria importante)
= bom leitor (prática constante da leitura)

MODOS
= global : leitor lê o texto todo, relaciona ideias e constrói sentidos para o que leu ( apreensão geral das informações )
= tópica : leitor identifica no texto informações pontuais que lhe interessam, busca de determinadas informações ( ex.: dicionário )
= item a item : leitor realiza uma leitura passo a passo, seguindo instruções que apresentam uma sequência ( ex.: receita culinária )
= seletiva : leitor seleciona o que é relevante para manter-se bem informado, por lazer, necessidade do dia-a-dia ou curiosidade ( notícias / anúncios / reportagens / programações culturais e esportivas /  classificados / coluna social )
= de revisão : leitor inspeciona minuciosamente o texto corrigindo falhas

OBJETIVOS 
= do ambiente ... para responder às necessidades de comunicação com as demais pessoas de convívio ( placas / sinais / avisos )
= para informação ... para solucionar dúvidas, obter respostas imediatas ou para conhecer costumes (dicionário / lista telefônica / bulas de remédio)
= para lazer ... para ocupar o tempo agradavelmente por escolha própria e conforme gosto pessoal  ( romance / ficção / aventura )
= para estudo ... para a construção dos sentidos do texto,  refletir e ajudar nas demais leituras  ( disciplinas escolares ex.: Língua Portuguesa )
= leitura pretexto ... coletar e reunir informações sobre um assunto para produzir outro texto ( matéria jornalística )

LEITOR CRÍTICO
= faz perguntas procurando pistas que o levem à compreensão
= cria hipóteses antecipando acontecimentos
= completa informações dadas com o conhecimento que tem, fazendo inferência
= reconstrói o texto fazendo críticas e reflexões sobre o conteúdo
= descobre intenções do autor (possíveis)
= lê de maneira eficiente tendo uma noção de leitura, sabendo da sua importância, com a clareza do seu objetivo, colocando em prática modos, procedimentos e estratégias de leitura 

sábado, 14 de maio de 2011

CANTINHO DA LEITURA


Disciplinas: 
Port / Art / Hist / Geo / Mat        Ed. Física / Cien / Inf / Leit

Público Alvo:
Alunos Do Ens. Fund. – Ciclo I

 Objetivos:
Mostrar aos alunos o valor da leitura e o prazer que ela pode trazer, criando neles o hábito de ler e estimulando a criatividade, além de lhes proporcionar entretenimento, transformando-os em leitores competentes através da ampliação da concepção de mundo e do desenvolvimento do senso crítico que possuem. Incentivar e atrair os alunos para a leitura, através de textos diversos e lúdicos; possibilitando a eles o avanço na comunicação e compreensão textual e o aprimoramento do raciocínio lógico, da criatividade e da percepção da realidade. 

Habilidades:
Que os alunos relacionem textos aos seus contextos e suportes através da leitura, estabelecendo conexões entre eles e seus conhecimentos prévios. Que infiram sentido de palavras ou expressões, informações pressupostas ou subentendidas nos textos a partir dos contextos. Que estabeleçam relações entre imagens e corpos dos textos, analisando e refletindo sobre as línguas e as linguagens. Que comparem versões de um mesmo assunto, comentando e justificando opiniões. Que recuperem informações nos textos e troquem impressões sobre eles.

Conteúdos:
Leitura de diversos gêneros, modalidades e linguagens textuais (notícia, reportagem, conto tradicional e de humor, canção, artigo de divulgação científica, história em quadrinhos, tira, piada, cordel, charge, crônica, mito e lenda, poesia, fábula). Análise de variadas imagens (fotos, ilustrações, gráficos, tabelas, telas, quadros e pinturas) e de recursos expressivos e gráficos       (linguagem     figurada,     conotação, variação linguística, balões, onomatopéias, efeitos especiais em fontes). Apropriação de fonética e léxico (diferentes pronúncias e empregos de palavras).

Metodologia:
Com a utilização de materiais artísticos, montagem de mural por meio de colagens de recortes de suportes variados (livros, revistas, periódicos, jornais, entre outros), para que os alunos analisem, reflitam e debatam sobre os conteúdos lidos. 

Avaliação:
Dar-se-á de maneira informal, através das impressões e opiniões apresentadas pelos educadores e alunos, utilizando os conhecimentos adquiridos através do exercício e reflexão sobre a língua.


“A leitura é o caminho
para a educação e melhoria do país!”

sexta-feira, 6 de maio de 2011

GÊNEROS TRABALHADOS

SEGUINDO OS QUADROS DAS MODALIDADES ESCRITAS E ORAIS, CONFORME GÊNEROS SELECIONADOS EM CADA ANO DO CICLO I, EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS OU PROJETOS, EM ATIVIDADES PERMANENTES OU OCASIONAIS, DENTRO DE DETERMINADA ESFERA DE CIRCULAÇÃO, PREVISTAS NOS CADERNOS DE APOIO DE LÍNGUA PORTUGUESA E NAS EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DO CICLO I, FORAM SELECIONADOS DO ACERVO DA SALA DE LEITURA LIVROS QUE ATENDESSEM A ESSAS CARACTERÍSTICAS, PARA SEREM LIDOS, ANALISADOS E DISCUTIDOS NA SALA DE LEITURA: