domingo, 8 de julho de 2012

IMPRESSÕES SOBRE OS CONTOS MARAVILHOSOS


LIVROLÁ VEM HISTÓRIA
AUTOR:  HELOISA PRIETO
EDITORA:  COMPANHIA DAS LETRINHAS

"Neste livro, em 'As Mil e Uma Noites' (história oriental escrita pelos árabes) conta a história de Sherazade, uma menina que lia livros sem parar e que se torna uma contadora de histórias, que duram mil e uma noites, pois nunca a termina, deixando sempre pra continuar na noite seguinte, parando na melhor parte, aguçando a curiosidade do ouvinte. Eu achei essa história legal."                 
                                                                     (MONITORA GABRIELA - 4º F)

LIVROCONTOS ÁRABES: Para Jovens de Todos os Lugares  
AUTOR:   MARIA LUISA SORIANO MARTINS
EDITORA:  ALIS

"Em 'A Casa das Cruzes' do livro 'Contos Árabes', um habib rico que aguardava sua cruz como vara verde, pois não sabia qual seria o peso que ela teria pelos atos praticados. Eu gostei dessa história, ela é legal, mas um pouco chata.                                                        (NAYARA - 4º A)


LIVROTRÊS CONTOS DE MUITO OURO
AUTOR:  FERNANDA LOPES DE ALMEIDA
EDITORA: PROJETO

"O livro apresenta contos populares, cheios de humor. Eu escolhi o conto 'Os Desejos' (da Índia), que fala de um época em que as pessoas tinham duendes que faziam de tudo: o serviço da casa, papel de médico, tocavam suas flautas para distrair os patrões e plantavam bonitos jardins, e, ainda realizavam desejos. Mas só os verdadeiros merecedores obtinham esse privilégio. Nesta história, um casal de meia-idade deseja riquezas e se arrepende, pois cuidar dela dá muito trabalho, pede então para que as riquezas sejam retiradas e por último deseja sabedoria, e, aprendem a seguinte lição: "Quem tem o necessário é riquíssimo. Mas só a sabedoria faz compreender isso". 
  (JONATHAN - 4º A) 


LIVROALMANAQUE DOS SENTIDOS
AUTOR:  CARLA CARUSO
EDITORAMODERNA

"Ao tratar do tema paladar, a autora abre a seção com o conto 'Simbad, o Marujo' (história recontada pela autora e retirada da obra As mil e uma noites). A história inicia com a coincidência de nomes entre  um jovem Simbad (carregador) e o viajante Simbad (o marujo), o primeiro pobre e trabalhador e o segundo rico, vivendo os prazeres da vida. E narra as aventuras de Simbad, o marujo, em perigosas viagens pelos mares. Eu achei muito legal."                               (STHEPHANNY - 4º E) 

LIVROLÁ VEM HISTÓRIA
AUTOR: HELOISA PRIETO
EDITORACOMPANHIA DAS LETRINHAS

"Neste livro, no conto 'O Tapete Voador' (história do folclore hindu), um príncipe encontrou um papagaio que disse: __ Você tem uma missão a cumprir: precisa encontrar a princesa Maya. Deixe tudo de lado e vá procurá-la. Nessa busca, encontra um tapete voador que segue o destino que o dono desejar, o que facilitou a busca. Eu achei a história muito interessante."                        (LUIS - 4º F) 


FINALIZAMOS COM A AUDIÇÃO E LEITURA COMPARTILHADA DO CONTO ÁRABE DE MALBA TAHAN "UMA FÁBULA SOBRE A FÁBULA", DA REVISTA NA PONTA DO LÁPIS Nº 12, DA OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA - ESCREVENDO O FUTURO DE 2009, DA FUNDAÇÃO ITAÚ.


POSTERIORMENTE, REGISTRAMOS TERMOS ÁRABES DESCONHECIDOS E BUSCAMOS NO GLOSSÁRIO DO PRÓPRIO TEXTO, DISCUTIMOS ACERCA DO TÍTULO, PERSONAGENS, DO POVO E CULTURA ÁRABE E COMPARAMOS COM OS DEMAIS TEXTOS LIDOS ANTERIORMENTE, BUSCANDO SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS. ALÉM DE CONHECERMOS MAIS SOBRE O AUTOR, LENDO UM POUCO DE SUA BIOGRAFIA E VENDO QUE LIVROS DELE TEMOS NA SALA DE LEITURA.


SEGUE UM TRECHO DO TEXTO:

Allahur Akbar! Allahur Akbar! (Deus é grande! Deus é grande!) 
Quando Deus criou a mulher criou também a fantasia. Um dia a Verdade resolveu visitar um grande palácio. E havia de ser o próprio palácio em que morava o sultão Harun Al-Raschid. 
Envolta em lindas formas num véu claro e transparente, foi ela bater à porta do rico palácio em que vivia o glorioso senhor das terras mulçumanas. Ao ver aquela formosa mulher, quase nua, o chefe dos guardas perguntou-lhe: 
- Quem és? 
- Sou a Verdade! - respondeu ela, com voz firme. - Quero falar ao vosso amo e senhor, o sultão Harun Al-Raschid, o Cheique do Islã! 
O chefe dos guardas, zeloso da segurança do palácio, apressou-se em levar a nova ao grão-vizir: 
- Senhor, - disse, inclinando-se humilde, - uma mulher desconhecida, quase nua, quer falar ao nosso soberano, o sultão Harun Al-Raschid, Príncipe dos Crentes. 
- Como se chama? 
- Chama-se a Verdade! 
- A Verdade! - exclamou o grão-vizir, subitamente assaltado de grande espanto. - A Verdade quer penetrar neste palácio! Não! Nunca! Que seria de mim, que seria de todos nós, se a Verdade aqui entrasse? A perdição, a desgraça nossa! Dize-lhe que uma mulher nua, despudorada, não entra aqui! 
Voltou o chefe dos guardas com o recado do grão-vizir e disse à Verdade: 
- Não podes entrar, minha filha. A tua nudez iria ofender o nosso Califa. Com esses ares impudicos não poderás ir à presença do Príncipe dos Crentes, o nosso glorioso sultão Harun Al-Raschid. Volta, pois, pelos caminhos de Allah! 
Vendo que não conseguiria realizar o seu intento, ficou muito triste a Verdade, e afastou-se lentamente do grande palácio do magnânimo sultão Harun Al-Raschid, cujas portas se lhe fecharam à diáfana formosura! 
Mas... 
Allahur Akbar! Allahur Akbar! 


DESCUBRA O FINAL DESSA HISTÓRIA VOCÊS IRÃO ADORAR!!

sábado, 7 de julho de 2012

CONTOS MARAVILHOSOS

NO  MÊS   DE JUNHO,  OS  MEMBROS  DO  CLUBE  SE REUNIRAM NA SALA DE LEITURA, PARA CONHECER E DISCUTIR SOBRE OS CONTOS MARAVILHOSOS, ATRAVÉS DA LEITURA DE ALGUNS DOS SEGUINTES LIVROS EM UMA MESA LITERÁRIA: 



   

OS  CONTOS  MARAVILHOSOS  TÊM  ORIGEM ORIENTAL,  
E  DIFERENTEMENTE  DOS  CONTOS DE FADAS, 
LIDAM COM UMA TEMÁTICA SOCIALO HERÓI (OU ANTI-HERÓI), 
QUE  É UMA PESSOA DE ORIGEM HUMILDE OU QUE PASSA POR GRANDES PRIVAÇÕES, 
TRIUNFA AO CONQUISTAR RIQUEZA E PODER. POR EXEMPLO: 
"ALI BABÁ E OS 40 LADRÕES", "ALADIM E A LÂMPADA MARAVILHOSA
E "SIMBAD, O MARUJO".

"AS MIL E UMA NOITES": COLETÂNEA DE CONTOS MARAVILHOSOS REUNINDO TEXTOS ORIGINÁRIOS DE TODO O ORIENTE (APÓLOGOS INDIANOS, LENDAS CHINESAS E EGÍPCIAS, CONTOS PERSAS, COMPILAÇÕES BUDISTAS, FÁBULAS JUDAICAS ETC). EMBORA TENHA ATINGIDO A FORMA PELA QUAL O CONHECEMOS EM FINS DO SÉCULO XV, SÓ FOI DIVULGADO NO OCIDENTE EM 1704, QUANDO ANTOINE GALLAND FAZ UMA TRADUÇÃO PARA O FRANCÊS CONTENDO APENAS 350 DAS "NOITES" EM QUE TRANSCORRE O DRAMA DA PRINCESA SHERAZADE E DO VINGATIVO REI SCHARIAR.

SALA DE LEITURA FOI ORGANIZADA PARA RECEBER OS ALUNOS 
PARA OS ESTUDOS DO CLUBE DE LEITURA, COM UM  PAINEL TEMÁTICO  
(DEFINIÇÃO DE CONTO MARAVILHOSO E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS, 
ALGUNS LIVROS DO ACERVO E DE ALGUNS TÍTULOS COM OUTRAS CAPAS).


POSTERIORMENTE, INICIAMOS UMA RODA DE CONVERSASONDANDO O TEMA  DO MÊS  E  OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS DESSA TEMÁTICA. 
ENTÃO PASSAMOS A ESCOLHA DOS LIVROS PARA LEITURA E ANÁLISE. 
E TAMBÉM, DOS PERTENCES PARA REALIZAR AS TAREFAS.




SURGIRAM VÁRIAS SITUAÇÕES DE INTERCÂMBIO ORAL
SOBRE ALGUNS CONTOS JÁ OUVIDOS OU LIDOS PELOS ALUNOS
E QUESTIONAMENTOS SOBRE AQUELES QUE ELES NÃO CONHECIAM.  
ALÉM DE MOMENTOS DE LEITURA DOS CONTOS ESCOLHIDOS.


REGISTRAMOS TUDO NOS DIÁRIOS DE LEITURA E COM MUITA FOTO.
REVISAMOS OS REGISTROS ANTERIORES, FAZENDO AS DEVIDAS CORREÇÕES.
CADA MEMBRO LEVOU SUA LEMBRANÇA E FEZ UM LANCHINHO NA SAÍDA. 

QUEM NUNCA DESEJOU SER UMA ODALISCA OU PRINCESA ÁRABE, 
ATÉ MESMO UM SULTÃO...
OU VIAJAR NUM TAPETE VOADOR, 
ENCONTRAR UMA LÂMPADA MARAVILHOSA 
DA QUAL SAÍSSE UM GÊNIO COMO AMIGO... 
CLARO QUE PODENDO REALIZAR SEUS DESEJOS...
OU AINDA TER EM SEU PODER CASTELOS MAJESTOSOS E IMPONENTES...

MURAL DE MENSAGENS



COMENTÁRIO OU ATÉ MESMO TIRE SUA DÚVIDA, 

    SOBRE A SALA  OU O CLUBE DE LEITURA.

Não esqueça de se identificar 
(nome e ano/série)...